Dúvidas Frequentes

Dúvidas para abrir uma empresa, Imposto de Renda, Pis e COFINS, ICMS, Simples Nacional, Folha de Pagamento e Administração de Condomínios?

Segundo o medidor impostômetro, os brasileiros pagaram mais de 2 trilhões de reais em impostos apenas no ano de 2016, sendo 35% desse montante apenas no Imposto de Renda. Por isso, para as pessoas as quais tenham a possibilidade de receber a restituição do Imposto de Renda 2019 devem ficar atentas ao Calendário Restituição IR 2019 para não perderem o prazo de recuperação do dinheiro a mais pago para o Governo.
 
Já que a partir desse calendário será possível saber quando a restituição irá acontecer e qual valor você terá a receber.
 
IR 2019
 
Tem direito a restituição do imposto de renda as pessoas que pagaram esse tributo a mais durante o ano. Por exemplo, quem possui muitas deduções, como dependentes e despesas médicas, acumula descontos e no fim das contas, pode ter dinheiro a receber.
 
Essa quantia a ser restituída, dependendo do tamanho do pagamento do Imposto de Renda, pode ser bem interessante, já que auxilia a pagar as contas e também a quitar possíveis dívidas.
 
Teve problemas na declaração? Confira como fazer a Retificação do Imposto de Renda 2019 para acertar as pendências com a Receita Federal;
Evite de cair na Malha Fina IR 2019 e consulte as tabelas e alíquotas do Imposto de renda 2019.
 
Calendário Restituição IR 2019
 
O Calendário Restituição IR 2019 é definido pelo Governo Federal, o qual em parceria com o Ministério da Fazenda, define conforme critérios técnicos quando essa restituição começará, com isso é possível para você se preparar para receber esse pagamento.
 
Para o ano de 2019, de acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, foi instituído que essa restituição se inicia no dia no dia 16 de junho. O governo também definiu que ao todo, serão sete lotes de restituição, sendo o primeiro em junho e os outros em meados de cada mês, até dezembro.
 
Esse valor a ser restituído ficará à disposição de cada contribuinte de na agência bancária indicada na declaração do Imposto de Renda 2019 e pode ser tanto sacado, como também colocado em conta corrente, dependendo da preferência que cada pessoa tenha.
 
Além disso, é importante frisar que tem preferência para esses lotes de restituição os aposentados e também os portadores de doenças neurológicas. Esses valores da restituição do Imposto de renda 2019 são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 13% ao ano.
 
Confira abaixo o calendário Restituição IR 2019:
 
1º lote: 16 de junho;
2º lote: 17 de julho;
3º lote: 15 de agosto;
4º lote: 15 de setembro;
5º lote: 16 de outubro;
6º lote: 16 de novembro;
7º lote: 15 de dezembro.
 
Consulta Restituição
 
Para quem tem interesse em saber o valor total a ser pago pela Restituição Imposto de Renda deve seguir alguns passos simples. Primeiro de tudo, é necessário entrar na página da Receita Federal, por meio do link https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp.
 
Depois, você deve fazer o preenchimento de alguns dados, como o seu CPF completo, inclusive com o dígito verificador, sem separadores de números, pontos ou traços. Sua data de Nascimento e por fim os caracteres anti-capta.
 
Lote de Restituição
 
Para descobrir qual o seu lote da restituição, é necessário seguir os passos acima e verificar a sua condição junto à Receita Federal. Lembrando que os primeiros beneficiários a serem restituídos serão os aposentados e os portadores de doenças neurológicas, que possuem prioridade nesse processo.
 
Assim, apenas a partir do segundo lote de Restituição, que começa a ser pago no dia 17 de julho, que os não prioritários começaram a receber os seus pagamentos.
 
Alguma dúvida? Entre em contato com a DERGfz, atendemos Empresas ou Pessoa Jurídica e Pessoa Física, Área Trabalhista e Previdenciária, emissão de Certificado Digital e PEC dos empregados e empregadas domésticas.