Dúvidas Frequentes

Dúvidas para abrir uma empresa, Imposto de Renda, Pis e COFINS, ICMS, Simples Nacional, Folha de Pagamento e Administração de Condomínios?




Relator argumenta que lei aprovada em 2019 já alterou essas regras para as S/As.
 
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 1776/19, que desobriga a publicação de comunicados previstos na Lei das S/A, como alterações societárias, em jornais de grande circulação.
 
O projeto do o ex-deputado Wladimir Garotinho (RJ) previa a veiculação apenas na internet para permitir que os acionistas tomassem conhecimento de forma mais rápida sobre os registros que as S/A são obrigadas a publicar.
 
Além disso, a desobrigatoriedade da publicação em jornais contribuiria com o meio ambiente pela redução do consumo e do desperdício de papel.
 
Lei das S/A
Contudo, para o relator, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), a Lei 13.818/19 já alterou as regras para os comunicados das sociedades anônimas.
 
Desde janeiro de 2022, exige-se apenas um resumo deles em jornais de grande circulação, com as íntegras veiculadas em meio eletrônico.
 
Rejeição
Em 2021, a proposta havia sido rejeitada pelos mesmos motivos na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a outra comissão permanente designada para analisar o mérito da iniciativa.
 
Desta forma, o texto deverá ser arquivado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.
 
Fonte: Agência Câmara de Notíciasas as frações de meses como um mês inteiro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Derg - Contabilidade e Gestão de Condomínios

(11) 2284-3030

Rua General Bitencourt, 160 - 2º Andar - Centro - Osasco - SP

FALE CONOSCO